quinta-feira, 14 de maio de 2015

Telecomunicações e Redes


As redes de telecomunicações estão sendo aperfeiçoadas para suportar a transmissão de informações com a introdução de novas tecnologias, tanto do lado dos equipamentos da rede (elementos de rede), quanto dos meios de transmissão (redes de transporte) e dos sistemas de operação para gerenciamento da mesma.

Modelo OSI

O modelo OSI (Open Systems Interconnect) possui sete camadas.
  • Aplicação
  • Apresentação
  • Sessão
  • Transporte
  • Rede
  • Enlace de dados
  • Física
Cada camada é responsável por determinada atividade, desde a tradução da linguagem física que é a eletricidade transformada em bits até a saída da informação na tela do monitor que ira receber a mensagem.
O modelo OSI, como diz é um modelo, criado com a finalidade de padronizar os protocolos de comunicação em cada camada.



Modelo TCP/IP

  • Aplicação
  • Transporte
  • Internet
  • Interface com a Rede
Diferentemente do modelo OSI onde não possuem protocolos, o modelo TCP/IP já apresenta quais protocolos poderão ser usados quando empregados em determinada camada conforme figura abaixo:


O TCP/IP possuem quatro camadas onde algumas camadas do modelo OSI foram suprimidas para dentro de outras, por exemplo a camada física e de enlace do modelo OSI no TCP/IP virou a Interface com a Rede.

Computação em Nuvem



O que é Computação em Nuvem?

A Computação em Nuvem (ou cloud computing, em inglês), que há algum tempo atrás era apenas uma tendência que muitos nem ouviam falar sobre que era, hoje é pura realidade. Essa tecnologia permite a realização tanto de tarefas básicas quanto das mais complexas pela Internet. É possível criar documentos de texto, planilhas ou fazer a edição de imagens. O sistema que permite rodar aplicativos e utilitários em nuvem, também guarda os dados do usuário, dispensando o disco rígido do computador, ou seja, realiza varias tarefas sem sobrecarregar seu computador ou dispositivo.

Vantagens da Computaçõ em Nuvem.

As vantagens da computação em nuvem são muitas desde acessar os seus arquivos de qualquer computador ou dispositivo móvel sem não correr o risco de perdê-los no caso do seu computador ou disco rígido (HG) apresentar defeito, não ter necessidade de usar uma máquina com muito espaço de armazenamento, já que tudo é executado e salvo em servidores remotos, criando uma tendência de mercado para a criação de computadores mais baratos, devido a não utilização hardware mais sofisticados  e muito mais.

Principais serviços para armazenamento em nuvem atualmente são:




 

Data Warehouse




O que é Data Warehouse?


Data warehouse é um depósito de dados digitais, criado com a finalidade armazenar informações detalhadas de uma empresa  e organizar relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.

O Data Warehouse serve para guardar informações de uma empresa para que essa possa controlar melhor um determinado processo, disponibilizando uma maior flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam. Além de manter um histórico de informações, o Data Warehouse cria padrões  que melhora os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e reestruturando os dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise.

Vantagens e desvantagens do Data Warehouse.

Algumas das principais vantagens do Data Warehouse são:  
Inconsistências são identificadas e solucionadas antes dos dados serem carregados, o que facilita a execução da análise e de relatórios;
  • Contribuem para o processo de tomar decisões, através de relatórios de tendências, de exceção e relatórios que revelam os objetivos versus desempenho real.
O Data Warehouse também tem algumas desvantagens, entre as quais:
  • Não são uma solução adequada para dados não-estruturados;
  • Podem ter custos elevados e podem ficar ultrapassados com alguma rapidez.