terça-feira, 19 de maio de 2015

CRM - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente

O que é CRM?

CRM – Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma. (fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”).

CRM em sua essência, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.

 


Quais são os benefícios do CRM? 

Ao adotar uma estratégia de CRM na sua empresa ou negócio, você verá três benefícios principais:
  • Ganho de qualidade e eficiência;
  • Diminuição de custos;
  • Aumento dos lucros.
Assim, o CRM permite que você conheça melhor as necessidades dos seus clientes, identifique leads mais qualificados, feche vendas de forma mais eficiente e eficaz, forneça um melhor atendimento pré, durante e pós-venda, facilite a distribuição e acesso às informações.




ERP - PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAS




O que é ERP?


ERP, é uma sigla em Inglês que significa Enterprise Resource Planning , que nada mais é, em português que Planejamento dos Recursos da Empresa.

É um sistema de planejamento empresarial para melhorar desempenhos em  diversas áreas da empresa de maneira integrada. Imagine que você possua uma empresa que tem vários sistemas, para lidar com as contas a pagar, gerar folhas de pagamento, controlar vendas, gerenciar impostos, analisar metas e desempenho, entre outros. Em vez de existir um ou mais softwares isolados para cada setor da empresa, não seria melhor contar com uma integração entre eles, de forma que todos fizessem parte de um sistema unificado? É justamente isso que uma solução de ERP oferece.

Implementação de Sistemas de ERP

Os sistemas ERP são sistemas de informação adquiridos na forma de pacotes de softwares com a finalidade de atender a maioria das operações das empresas (RH, financeiro, contabilidade, projetos, educação, patrimônio, compras e etc.)

Existem vários fornecedores de sistemas ERP no mercado, entre eles podemos destacar o R/3 da alemã SAP, Dynamics da Microsoft, o CORPORE RM, o AP7 Master e o Magnus da brasileira TOTVS que incorporou a (DATASUL, RM SISTEMAS e MICROSIGA).

Os sistemas ERP possuem características que os diferenciam de sistemas desenvolvidos internamente nas empresas, são eles:

Em relação ao modelo de processos, é preciso entender que, assim como os demais pacotes comerciais, os sistemas ERP não são desenvolvidos para um cliente específico. Eles procuram atender a requisitos genéricos do maior número possível de empresas, justamente para explorar o ganho de escala em seu desenvolvimento. Portanto, para que possam ser construídos é necessário que incorporem modelos de processos de negócio. Esses modelos são obtidos por meio da experiência acumulada pelas empresas fornecedoras em repetidos processos de implementação ou são elaborados por empresas de consultoria e pesquisa em processos de benchmarking.

Os sistemas ERP realmente integrados são constituídos como um único sistema de informação que atende simultaneamente aos diversos departamentos da empresa, em oposição a um conjunto de sistemas que atendam isoladamente a cada um deles. Entretanto, o fato de um sistema ERP ser integrado não leva necessariamente ao desenvolvimento de uma empresa integrada. O sistema é meramente uma ferramenta para que esse objetivo seja atingido.


Modulos de um Sistema ERP

Os sistemas ERP são geralmente divididos em módulos, que representam conjuntos de funções que normalmente atendem a um ou mais departamentos da empresa. Na figura abaixo estão representados os módulos comumente utilizados em empresas e principais interligações entre eles.



Ao tomar a decisão pela utilização de sistemas ERP, as empresas esperam obter diversos benefícios. Entre os benefícios apontados pelas empresas fornecedoras está a integração, o incremento das possibilidades de controle sobre os processos da empresa, a atualização tecnológica, a redução de custos com TI e o acesso a informações de qualidade em tempo real para a tomada de decisões.