terça-feira, 16 de junho de 2015

E-Commerce

O que é e-Commerce?

Comércio electrónico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.
E-commerce é actualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em crescimento.
O e-commerce permite que os consumidores transaccionem bens e serviços electronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio electrónico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo que haja uma aceleração do crescimento. Brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e “electrónico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam secções inteiras das suas operações para a Internet.

Tipos de e-Commerce

Os negócios entre empresas designam-se por B2B ou Business to Business, por oposição aos negócios B2C ou Businnes to Consumer, que se dirigem aos consumidores.
Os negócios B2B permitem centenas ou milhares de transacções seja como clientes seja como fornecedores. Levar a cabo estas transacções electronicamente proporciona amplas vantagens competitivas sobre os métodos tradicionais. Quando devidamente implementado, o e-commerce é mais rápido, mais barato e mais conveniente do que os métodos tradicionais de transacção de bens e serviços.
A estratégia para criar uma loja online de sucesso pode ser dificultada se não forem respeitados certos princípios e se for esquecido o que é suposto ser o e-commerce em negócios online.

O que é exactamente um carrinho de compras?

O carrinho de compras é o sistema da loja online. É um software.
O software de carrinho de compras (ou shopping cart) é um sistema informático usado para permitir que consumidores comprem bens e serviços, acompanhar clientes, e integrar todos os aspectos do e-Commerce num só dispositivo.
Existem inúmeros tipos de software no mercado que, após uma customização de acordo com a organização, permite métodos relativamente económicos para construir, editar e manter uma loja online.

Qual a diferênça dos carrinhos de compras on line e os carrinhos de compras de supermercados ?

Na loja online o cliente vê um produto que lhe interessa, coloca-o num cesto de compras virtual, e quando terminou a sua visita, procede ao ‘checkout’ completando a sua transacção fornecendo os seus dados para pagamento. Os únicos actos materiais requeridos ao cliente são que pressione algumas teclas e pouco mais…
No supermercado, para além de ter tido de se deslocar lá, tem de carregar os produtos 6 (seis) vezes, a saber:
  1. Das prateleiras para o carrinho de compras;
  2. Do carrinho de compras para a caixa de pagamento;
  3. Da caixa para o carrinho de compras;
  4. Do carrinho de compras para a bagageira;
  5. Da bagageira para cozinha;
  6. Da cozinha para as prateleiras;

Modalidades de E-commerce

C2C ou Consumer to Consumer

Esse tipo de transação entre consumidores está associado a transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre.

B2B ou Business to Business

Empresas fazendo negócios com outras empresas, como por exemplo fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.

B2C ou Business to Consumer

O mais comum de todos, esse tipo de e-commerce envolve de um lado as empresas oferecendo serviços e bens e do outro lado o consumidor em geral, que consumirá diretamente esses produtos e serviços. No conceito mais amplo de e-commerce o tipo de negócio que rege é o B2C.

B2B é o típico caso de comércio por atacado, e o 
B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.

Características Gerais de um E-Commerce

  • Quebrar barreiras geográficas na comercialização de seu produto/serviço. Alcance global.
  • Apresentar informações sobre os produtos online
  • Disponibilidade de serviço a clientes 24/7/30/365
  • Efetuar transações de compra e venda via web
  • Usuário final poder adicionar itens ao carrinho de compra ou lista de pedidos
  • Aviso via email sobre alguma venda ou pedido de orçamento realizado
  • Oportunidade real de gerar renda direta com o website

Benefícios para os Consumidores

  • Conveniência, comodidade em comprar de sua casa
  • Fácil comparação de preços e vantagens dos produtos
  • Grande oferta de bens e serviços
  • Uso das ofertas online para negociar no mundo real
  • Entrega rápida, especialmente para produtos digitais
  • Participação em leilões virtuais
  • Facilidade em compartilhar informações com outros consumidores

Benefícios para as Empresas

  • Redução de custos operacionais
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Gestão de dados mais eficiente
  • Potencial aumento de vendas
  • Aumento dos modelos de negócios
  • Trabalhar com estoque do fornecedor
  • Possibilidade de ação para empresas que atuam em nichos de mercado
  • Relação direta com consumidores
  • Monitoramento de preferências do consumidor
  • Aumento da possibilidade de prestação de serviço online
Como em qualquer tipo de organização, pontos positivos e negativos são apresentados a todo o momento, e com o universo virtual não é diferente. O comércio eletrônico também possui fraquezas e ameaças, sejam essas originadas por parte dos próprios consumidores (geralmente insegurança na concretização de uma compra, falta de tato, de conhecimento do produto), ou por pontos fracos da própria empresa (deficiência de marketing, logística, disponibilidade de mercadoria, etc.)

Contudo, uma das características que coloca em destaque o e-commerce e o torna um diferencial entre as demais formas de comércio é a flexibilidade de negócio, onde se torna possível realizar transações comerciais (compra ou venda) de qualquer tipo de produto e/ou até mesmo serviços.

SISTEMA E-BUSINESS


O Sistema E-Business abrange o e-commerce, mas inclui ainda tanto as  aplicações de front-office como as de back-office que compõem a máquina empresarial moderna. A e-Business redefine os velhos modelos empresariais, com a ajuda da tecnologia, para maximizar o valor do cliente.

Muitas organizações estão utilizando a tecnologia da informação para o desenvolvimento de sistemas empresariais funcionais que transpõem os limites tradicionais das funções organizacionais a fim de reestruturar e melhorar os processos de negócios vitais de toda a empresa. Tais organizações encaram os sistemas funcionais como um método estratégico de utilização da TI para compartilhar recursos de informação e melhorar a eficiência e a eficácia de processos de negócios, auxiliando, assim, uma e-business a atingir seus objetivos estratégicos. Os sistemas de informação geralmente são compostos por combinações integradas de sistemas empresariais funcionais.

Tais sistemas apoiam processos empresariais, tais como:

• Contabilidade
• Finanças
• Marketing
• Administração do planejamento/ produção
• Administração de recursos humanos

Sistemas de Marketing


A função organizacional de marketing diz respeito a o planejamento, promoção e venda de produtos em mercados existentes e ao desenvolvimento de novos produtos e novos mercados para melhor atender a clientes atuais e potenciais.
Os Sistemas de Informação de Marketing integram o fluxo de informação necessário em muitas atividades de marketing. Os sistemas de informação de marketing fornecem informação para:

• Websites e serviços de Internet /intranet possibilitam um processo de marketing interativo no qual os clientes possam tornar-se parceiros na criação, comercialização, compra e melhoria de produtos e serviços.
• Os sistemas de automação da força de vendas utilizam tecnologias móveis de
computação e Internet para automatizar muitas atividades de processamento de
informações para apoio e administração de vendas.
• Outros sistemas de marketing auxiliam os gerentes de marketing no planejamento, precificação e outras decisões de administração do produto, estratégias de promoção de vendas e propaganda e pesquisa de mercado e previsão.

Marketing Interativo


O crescimento explosivo das tecnologias de Internet teve uma importante influência sobre as funções de marketing. O termo marketing interativo foi cunhado para descrever um tipo de marketing que se baseia no uso da Internet, intranets e extranets para estabelecer uma interação bilateral entre uma empresa e seus clientes atuais ou potenciais. A meta do marketing interativo é possibilitar que uma empresa utilize lucrativamente essas redes para atrair e manter clientes que venham a se tornar parceiros da empresa na criação, aquisição e aperfeiçoamento de produtos e serviços. No Marketing interativo:

• Os clientes não são participantes passivos, mas são ativamente envolvidos em processos interativos e preventivos disponibilizados pela rede.

• É encoraja o envolvimento dos clientes em questões de desenvolvimento do produto, entrega e atendimento.

• É possibilitado pelas diversas tecnologias de Internet, incluindo os grupos de discussão e bate-papo, formulários e questionários na web e correio eletrônico.

• Os resultados esperados são uma rica mistura de dados vitais de marketing, ideias de novos produtos, vendas em grande quantidade e fortes relações com clientes.

Marketing Direcionado


O marketing direcionado tornou-se uma importante ferramenta do desenvolvimento de estratégias de propaganda e promoção para os sites de comércio eletrônico de uma empresa.

O marketing direcionado é um conceito de administração de propaganda e promoção que engloba cinco componentes-alvo:

• Comunidade: as empresas podem personalizar suas mensagens de propaganda e seus métodos de promoção na rede para atrair pessoas de comunidades específicas. Estas, podem ser comunidades de interesse, tais como as comunidades virtuais on-line de entusiastas de esportes ou de artes e ofícios, ou comunidades geográficas formadas por sites de uma cidade ou jornal local.

• Conteúdo: propaganda como cartazes eletrônicos ou banners pode ser veiculada em várias páginas do site na Internet, além da home page da empresa. Essas mensagens atingem o público-alvo.

• Contexto: a propaganda figura apenas em páginas da Internet que sejam relevantes ao conteúdo de um produto ou serviço. Por isso a propaganda é dirigida apenas a pessoas que já estejam procurando informações sobre um assunto relacionado aos produtos de uma empresa.

• Aspectos demográficos e psicológicos: os esforços de marketing podem ser dirigidos apenas a tipos específicos ou classes da população, por exemplo, solteiros, vinte e poucos anos, renda mediana, estudantes universitários.

• Comportamento On-line – as campanhas de propaganda e promoção podem ser adaptadas a cada visita individual a um site. Esta estratégia se baseia em arquivos “cookies” gravados na unidade de disco do visitante a partir de visitas anteriores. Os arquivos cookies possibilitam que uma empresa acompanhe o comportamento on-line de uma pessoa em seu site para que os esforços de marketing possam ser instantaneamente desenvolvidos e direcionados para esse indivíduo em cada uma de suas visitas ao site.

Sistemas Contábeis


São os sistemas mais antigos e de uso mais difundido nas empresas. Os sistemas de informação contábeis computadorizados:
• Registram e relatam os movimentos de fundos em uma organização em termos históricos, produzindo importantes demonstrativos financeiros como balancetes e declarações de renda;
• Produzem previsões de condições futuras como os projetos de demonstrativos e de orçamentos financeiros;
• Os sistemas contábeis operacionais estão voltados aos sistemas de processamento de transações. Eles enfatizam a manutenção de registros legais e históricos e a emissão de demonstrativos financeiros precisos.

Geralmente, os sistemas contábeis operacionais incluem:

• Processamento de pedidos;
• Controle de estoques;
• Contas a receber;
• Contas a pagar;
• Folha de pagamentos;
• Sistemas de livros contábeis.

O gerenciamento dos sistemas contábeis está focalizado no controle e no planejamento das operações das empresas, enfatizando:

• Relatórios contábeis de custo;
• Emissão de orçamentos financeiros e demonstrativos financeiros projetados;
• Relatórios analíticos comparando o desempenho real com o previsto
.

Controle de Estoques


Sistemas de controle de estoque processam dados que mostram mudanças nos artigos em estoque. Um sistema de controle de estoque computadorizado:

• Registra as alterações no níveis de estoque e prepara os documentos adequados de expedição;
• Pode notificar os gerentes sobre os artigos que necessitam de novas encomendas e fornecer-lhes uma série de relatórios sobre a situação do estoque;
• Ajuda uma empresa a fornecer serviço de alta qualidade a seus clientes, minimizando, ao mesmo tempo, o investimento e os custos de manutenção de estoque.

CIM – COMPUTER INTEGRATED MANUFACTURING


Os sistemas de informação de manufatura apoiada em computador utilizam importantes técnicas para dar apoio à Manufatura Integrada por Computador (CIM). Esta constitui-se num conceito global que enfatiza que os objetivos do uso do computador na automação da produção devem ser:

• Simplificar – (reprojetar) os processos de produção, projetos de produtos, e a organização fabril como fundamento vital para a automação e a integração.

• Automatizar – os processos de produção e as funções organizacionais que os apoiam com computadores, máquinas e robôs;

• Integrar – todos os processos de produção e apoio utilizando computadores, redes de telecomunicações e outras tecnologias da informação.

A meta global da CIM é criar processos flexíveis e ágeis de manufatura que produzam de modo eficiente os produtos da mais alta qualidade. Dessa forma, a CIM apóia os conceitos de:

• Sistema de manufatura flexível
• Manufatura ágil
• Gestão da qualidade total

Resultados da CIM é a implementação desses conceitos de manufatura permite que uma empresa responda rapidamente e atenda requisitos de clientes com produtos e serviços de alta qualidade. Entre os usos de computadores na manufatura temos:

• Engenharia com auxílio do computador (CAE)
• Projeto com auxílio do computador (CAD)
• Planejamento de processos com o auxílio de computador (CAPP)
• Planejamento das necessidades de materiais (MRP)
• Planejamento de recursos de manufatura (MRP-II)
• Manufatura auxiliada por computador (CAM)