CRM – Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento
com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como
principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e
antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.
(fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”).
CRM em sua essência, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.
Quais são os benefícios do CRM?
Ao adotar uma estratégia de CRM na sua empresa ou negócio, você verá três benefícios principais:
- Ganho de qualidade e eficiência;
- Diminuição de custos;
- Aumento dos lucros.
Assim, o CRM permite que você conheça melhor as necessidades dos seus clientes,
identifique leads mais qualificados, feche vendas de forma mais
eficiente e eficaz, forneça um melhor atendimento pré, durante e
pós-venda, facilite a distribuição e acesso às
informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário