O Sistema E-Business abrange o e-commerce, mas inclui ainda tanto as aplicações de front-office como as de back-office que compõem a máquina empresarial moderna. A e-Business redefine os velhos modelos empresariais, com a ajuda da tecnologia, para maximizar o valor do cliente.
Muitas organizações estão utilizando a tecnologia da informação para o desenvolvimento de sistemas empresariais funcionais que transpõem os limites tradicionais das funções organizacionais a fim de reestruturar e melhorar os processos de negócios vitais de toda a empresa. Tais organizações encaram os sistemas funcionais como um método estratégico de utilização da TI para compartilhar recursos de informação e melhorar a eficiência e a eficácia de processos de negócios, auxiliando, assim, uma e-business a atingir seus objetivos estratégicos. Os sistemas de informação geralmente são compostos por combinações integradas de sistemas empresariais funcionais.
Tais sistemas apoiam processos empresariais, tais como:
• Contabilidade
• Finanças
• Marketing
• Administração do planejamento/ produção
• Administração de recursos humanos
Sistemas de Marketing
A função organizacional de marketing diz respeito a o planejamento, promoção e venda de produtos em mercados existentes e ao desenvolvimento de novos produtos e novos mercados para melhor atender a clientes atuais e potenciais.
Os Sistemas de Informação de Marketing integram o fluxo de informação necessário em muitas atividades de marketing. Os sistemas de informação de marketing fornecem informação para:
• Websites e serviços de Internet /intranet possibilitam um processo de marketing interativo no qual os clientes possam tornar-se parceiros na criação, comercialização, compra e melhoria de produtos e serviços.
• Os sistemas de automação da força de vendas utilizam tecnologias móveis de
computação e Internet para automatizar muitas atividades de processamento de
informações para apoio e administração de vendas.
• Outros sistemas de marketing auxiliam os gerentes de marketing no planejamento, precificação e outras decisões de administração do produto, estratégias de promoção de vendas e propaganda e pesquisa de mercado e previsão.
Marketing Interativo
O crescimento explosivo das tecnologias de Internet teve uma importante influência sobre as funções de marketing. O termo marketing interativo foi cunhado para descrever um tipo de marketing que se baseia no uso da Internet, intranets e extranets para estabelecer uma interação bilateral entre uma empresa e seus clientes atuais ou potenciais. A meta do marketing interativo é possibilitar que uma empresa utilize lucrativamente essas redes para atrair e manter clientes que venham a se tornar parceiros da empresa na criação, aquisição e aperfeiçoamento de produtos e serviços. No Marketing interativo:
• Os clientes não são participantes passivos, mas são ativamente envolvidos em processos interativos e preventivos disponibilizados pela rede.
• É encoraja o envolvimento dos clientes em questões de desenvolvimento do produto, entrega e atendimento.
• É possibilitado pelas diversas tecnologias de Internet, incluindo os grupos de discussão e bate-papo, formulários e questionários na web e correio eletrônico.
• Os resultados esperados são uma rica mistura de dados vitais de marketing, ideias de novos produtos, vendas em grande quantidade e fortes relações com clientes.
Marketing Direcionado
O marketing direcionado tornou-se uma importante ferramenta do desenvolvimento de estratégias de propaganda e promoção para os sites de comércio eletrônico de uma empresa.
O marketing direcionado é um conceito de administração de propaganda e promoção que engloba cinco componentes-alvo:
• Comunidade: as empresas podem personalizar suas mensagens de propaganda e seus métodos de promoção na rede para atrair pessoas de comunidades específicas. Estas, podem ser comunidades de interesse, tais como as comunidades virtuais on-line de entusiastas de esportes ou de artes e ofícios, ou comunidades geográficas formadas por sites de uma cidade ou jornal local.
• Conteúdo: propaganda como cartazes eletrônicos ou banners pode ser veiculada em várias páginas do site na Internet, além da home page da empresa. Essas mensagens atingem o público-alvo.
• Contexto: a propaganda figura apenas em páginas da Internet que sejam relevantes ao conteúdo de um produto ou serviço. Por isso a propaganda é dirigida apenas a pessoas que já estejam procurando informações sobre um assunto relacionado aos produtos de uma empresa.
• Aspectos demográficos e psicológicos: os esforços de marketing podem ser dirigidos apenas a tipos específicos ou classes da população, por exemplo, solteiros, vinte e poucos anos, renda mediana, estudantes universitários.
• Comportamento On-line – as campanhas de propaganda e promoção podem ser adaptadas a cada visita individual a um site. Esta estratégia se baseia em arquivos “cookies” gravados na unidade de disco do visitante a partir de visitas anteriores. Os arquivos cookies possibilitam que uma empresa acompanhe o comportamento on-line de uma pessoa em seu site para que os esforços de marketing possam ser instantaneamente desenvolvidos e direcionados para esse indivíduo em cada uma de suas visitas ao site.
Sistemas Contábeis
São os sistemas mais antigos e de uso mais difundido nas empresas. Os sistemas de informação contábeis computadorizados:
• Registram e relatam os movimentos de fundos em uma organização em termos históricos, produzindo importantes demonstrativos financeiros como balancetes e declarações de renda;
• Produzem previsões de condições futuras como os projetos de demonstrativos e de orçamentos financeiros;
• Os sistemas contábeis operacionais estão voltados aos sistemas de processamento de transações. Eles enfatizam a manutenção de registros legais e históricos e a emissão de demonstrativos financeiros precisos.
• Registram e relatam os movimentos de fundos em uma organização em termos históricos, produzindo importantes demonstrativos financeiros como balancetes e declarações de renda;
• Produzem previsões de condições futuras como os projetos de demonstrativos e de orçamentos financeiros;
• Os sistemas contábeis operacionais estão voltados aos sistemas de processamento de transações. Eles enfatizam a manutenção de registros legais e históricos e a emissão de demonstrativos financeiros precisos.
Geralmente, os sistemas contábeis operacionais incluem:
• Processamento de pedidos;
• Controle de estoques;
• Contas a receber;
• Contas a pagar;
• Folha de pagamentos;
• Sistemas de livros contábeis.
• Sistemas de livros contábeis.
O gerenciamento dos sistemas contábeis está focalizado no controle e no planejamento das operações das empresas, enfatizando:
• Relatórios contábeis de custo;
• Emissão de orçamentos financeiros e demonstrativos financeiros projetados;
• Relatórios analíticos comparando o desempenho real com o previsto.
Controle de Estoques
Sistemas de controle de estoque processam dados que mostram mudanças nos artigos em estoque. Um sistema de controle de estoque computadorizado:
• Registra as alterações no níveis de estoque e prepara os documentos adequados de expedição;
• Pode notificar os gerentes sobre os artigos que necessitam de novas encomendas e fornecer-lhes uma série de relatórios sobre a situação do estoque;
• Ajuda uma empresa a fornecer serviço de alta qualidade a seus clientes, minimizando, ao mesmo tempo, o investimento e os custos de manutenção de estoque.
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