O que é e-Commerce?
Comércio electrónico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.
E-commerce é actualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em crescimento.
O e-commerce permite que os consumidores transaccionem bens e serviços electronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio electrónico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo que haja uma aceleração do crescimento. Brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e “electrónico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam secções inteiras das suas operações para a Internet.
Tipos de e-Commerce
Os negócios entre empresas designam-se por B2B ou Business to Business, por oposição aos negócios B2C ou Businnes to Consumer, que se dirigem aos consumidores.
Os negócios B2B permitem centenas ou milhares de transacções seja como clientes seja como fornecedores. Levar a cabo estas transacções electronicamente proporciona amplas vantagens competitivas sobre os métodos tradicionais. Quando devidamente implementado, o e-commerce é mais rápido, mais barato e mais conveniente do que os métodos tradicionais de transacção de bens e serviços.
A estratégia para criar uma loja online de sucesso pode ser dificultada se não forem respeitados certos princípios e se for esquecido o que é suposto ser o e-commerce em negócios online.
O que é exactamente um carrinho de compras?
O carrinho de compras é o sistema da loja online. É um software.
O software de carrinho de compras (ou shopping cart) é um sistema informático usado para permitir que consumidores comprem bens e serviços, acompanhar clientes, e integrar todos os aspectos do e-Commerce num só dispositivo.
Existem inúmeros tipos de software no mercado que, após uma customização de acordo com a organização, permite métodos relativamente económicos para construir, editar e manter uma loja online.
Qual a diferênça dos carrinhos de compras on line e os carrinhos de compras de supermercados ?
Na loja online o cliente vê um produto que lhe interessa, coloca-o num cesto de compras virtual, e quando terminou a sua visita, procede ao ‘checkout’ completando a sua transacção fornecendo os seus dados para pagamento. Os únicos actos materiais requeridos ao cliente são que pressione algumas teclas e pouco mais…
No supermercado, para além de ter tido de se deslocar lá, tem de carregar os produtos 6 (seis) vezes, a saber:
- Das prateleiras para o carrinho de compras;
- Do carrinho de compras para a caixa de pagamento;
- Da caixa para o carrinho de compras;
- Do carrinho de compras para a bagageira;
- Da bagageira para cozinha;
- Da cozinha para as prateleiras;
Modalidades de E-commerce
C2C ou Consumer to Consumer
Esse tipo de transação entre consumidores está associado a transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre.
B2B ou Business to Business
Empresas fazendo negócios com outras empresas, como por exemplo fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.
B2C ou Business to Consumer
O mais comum de todos, esse tipo de e-commerce envolve de um lado as empresas oferecendo serviços e bens e do outro lado o consumidor em geral, que consumirá diretamente esses produtos e serviços. No conceito mais amplo de e-commerce o tipo de negócio que rege é o B2C.
B2B é o típico caso de comércio por atacado, e o
B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.
Características Gerais de um E-Commerce
- Quebrar barreiras geográficas na comercialização de seu produto/serviço. Alcance global.
- Apresentar informações sobre os produtos online
- Disponibilidade de serviço a clientes 24/7/30/365
- Efetuar transações de compra e venda via web
- Usuário final poder adicionar itens ao carrinho de compra ou lista de pedidos
- Aviso via email sobre alguma venda ou pedido de orçamento realizado
- Oportunidade real de gerar renda direta com o website
Benefícios para os Consumidores
- Conveniência, comodidade em comprar de sua casa
- Fácil comparação de preços e vantagens dos produtos
- Grande oferta de bens e serviços
- Uso das ofertas online para negociar no mundo real
- Entrega rápida, especialmente para produtos digitais
- Participação em leilões virtuais
- Facilidade em compartilhar informações com outros consumidores
Benefícios para as Empresas
- Redução de custos operacionais
- Aumento da satisfação dos clientes
- Gestão de dados mais eficiente
- Potencial aumento de vendas
- Aumento dos modelos de negócios
- Trabalhar com estoque do fornecedor
- Possibilidade de ação para empresas que atuam em nichos de mercado
- Relação direta com consumidores
- Monitoramento de preferências do consumidor
- Aumento da possibilidade de prestação de serviço online
Como em qualquer tipo de organização, pontos positivos e negativos são apresentados a todo o momento, e com o universo virtual não é diferente. O comércio eletrônico também possui fraquezas e ameaças, sejam essas originadas por parte dos próprios consumidores (geralmente insegurança na concretização de uma compra, falta de tato, de conhecimento do produto), ou por pontos fracos da própria empresa (deficiência de marketing, logística, disponibilidade de mercadoria, etc.)
Contudo, uma das características que coloca em destaque o e-commerce e o torna um diferencial entre as demais formas de comércio é a flexibilidade de negócio, onde se torna possível realizar transações comerciais (compra ou venda) de qualquer tipo de produto e/ou até mesmo serviços.
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