terça-feira, 23 de junho de 2015

Tipos de Sistemas de Informação


Os Sistemas de Informação desempenham papéis administrativos e operacionais importantes em empresas e outras organizações. Portanto, vários tipos de sistemas de informação podem ser classificados conceitualmente como:

• Sistemas de Apoio às Operações
• Sistemas de Apoio Gerencial

Sistemas de Processamento de Transações (SPTs)

Concentram-se no processamento de dados produzidos por transações e operações empresariais. Os sistemas de processamento de transações registram e processam dados resultantes de transações empresariais (vendas, compras, alterações de estoque). Os SPT também produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo (declarações de clientes, salários de funcionários, recibos de vendas, etc.). Os SPT processam transações de dois modos básicos:

Processamento em Lotes - os dados das transações são acumulados durante um certo
tempo e periodicamente processados.

Processamento em Tempo Real (ou on-line) - os dados são processados imediatamente
depois da ocorrência de uma transação.

 Sistemas de Apoio Gerencial (SAG)


Os sistemas de apoio gerencial se concentram em fornecer informação e apoio para a tomada de decisão eficaz pelos gerentes. Eles apoiam as necessidades de tomada de decisão da administração estratégica (principal), administração tática (média) e administração de operação (supervisora).
O conceito de SIG é reconhecido como algo vital para os sistemas de informação eficazes e eficientes em organizações por duas razões principais:
Ele enfatiza a orientação gerencial da informática em uma empresa. Uma meta principal dos sistemas de informação computadorizados deve ser o apoio à tomada de decisão gerencial não só no processamento de dados gerados pelas operações das empresas.
Ele enfatiza que um referencial de sistemas deve ser utilizado na organização de aplicações de sistemas de informação. As aplicações da Ti nos negócios devem ser vistas como sistemas de informação computadorizados integrados e interrelacionados e não como tarefas de processamento de dados independentes.
Fornecer informação e apoio para a tomada de decisão por parte de todos os tipos e níveis de gerentes é uma tarefa complexa. Em termos conceituais, vários tipos principais de sistemas de informação são necessários para apoiar uma série de responsabilidades administrativas do usuário final:

  • Sistemas de Informação Gerencial (SIG)
  • Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
  • Sistemas de Apoio Executivo (SAE) 
 

Sistemas de Informação Gerencial (SIG)

 
Os sistemas de informação gerencial são a forma mais comum de sistemas de informação gerencial. Eles fornecem aos usuários finais administrativos produtos de informação que apoiam grande parte de suas necessidades de tomada de decisão do dia a dia. Os SIG fornecem uma diversidade de informações pré-especificadas (relatórios) e exibições em vídeo para a administração que podem ser utilizadas para ajudá-los a tomar tipos estruturados mais eficazes de decisões diárias. Os produtos de informação fornecidos aos gerentes incluem exibições em vídeo e relatórios que podem ser providos:

  • Por solicitação
  • Periodicamente, de acordo com uma tabela pré-determinada
  • Sempre que houver a ocorrência de condições excepcionais

Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Os sistemas de apoio à decisão fornecem informações aos usuários finais gerenciais em uma seção interativa em uma base ad hoc (quando necessário). Os gerentes criam as informações que necessitam para tipos mais desestruturados de decisões em um sistema interativo de informação computadorizado que utiliza modelos de decisão e bancos de dados especializados para auxiliar os processos de tomada de decisão dos usuários finais gerenciais.


Sistemas de Apoio Executivo (SAE)


Os sistemas de apoio executivo (SAE) fornecem acesso imediato e fácil à alta e média administração a informações seletivas sobre fatores que são críticos para a que os objetivos estratégicos de uma firma sejam alcançados. Os SAE são fáceis de operar e entender.

 

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