Os Sistemas de Informação desempenham papéis administrativos e operacionais importantes em empresas e outras organizações. Portanto, vários tipos de sistemas de informação podem ser classificados conceitualmente como:
• Sistemas de Apoio às Operações
• Sistemas de Apoio Gerencial
Sistemas de Processamento de Transações (SPTs)
Concentram-se no processamento de dados produzidos por transações e operações empresariais. Os sistemas de processamento de transações registram e processam dados resultantes de transações empresariais (vendas, compras, alterações de estoque). Os SPT também produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo (declarações de clientes, salários de funcionários, recibos de vendas, etc.). Os SPT processam transações de dois modos básicos:
• Processamento em Lotes - os dados das transações são acumulados durante um certo
tempo e periodicamente processados.
• Processamento em Tempo Real (ou on-line) - os dados são processados imediatamente
depois da ocorrência de uma transação.
Sistemas de Apoio Gerencial (SAG)
Os
sistemas de apoio gerencial se concentram em fornecer informação e
apoio para a tomada de decisão eficaz pelos gerentes. Eles apoiam as
necessidades de tomada de decisão da administração estratégica
(principal), administração tática (média) e administração de
operação (supervisora).
O
conceito de SIG é reconhecido como algo vital para os sistemas de
informação eficazes e eficientes em organizações por duas razões
principais:
Ele
enfatiza a orientação gerencial da informática em uma empresa. Uma
meta principal dos sistemas de informação computadorizados deve ser
o apoio à tomada de decisão gerencial não só no processamento de
dados gerados pelas operações das empresas.
Ele
enfatiza que um referencial de sistemas deve ser utilizado na
organização de aplicações de sistemas de informação. As
aplicações da Ti nos negócios devem ser vistas como sistemas de
informação computadorizados integrados e interrelacionados e não
como tarefas de processamento de dados independentes.
Fornecer
informação e apoio para a tomada de decisão por parte de todos os
tipos e níveis de gerentes é uma tarefa complexa. Em termos
conceituais, vários tipos principais de sistemas de informação são
necessários para apoiar uma série de responsabilidades
administrativas do usuário final:
- Sistemas de Informação Gerencial (SIG)
- Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
- Sistemas de Apoio Executivo (SAE)
Sistemas de Informação Gerencial (SIG)
Os
sistemas de informação gerencial são a forma mais comum de
sistemas de informação gerencial. Eles fornecem aos usuários
finais administrativos produtos de informação que apoiam grande
parte de suas necessidades de tomada de decisão do dia a dia. Os SIG
fornecem uma diversidade de informações pré-especificadas
(relatórios) e exibições em vídeo para a administração que
podem ser utilizadas para ajudá-los a tomar tipos estruturados mais
eficazes de decisões diárias. Os produtos de informação
fornecidos aos gerentes incluem exibições em vídeo e relatórios
que podem ser providos:
- Por solicitação
- Periodicamente, de acordo com uma tabela pré-determinada
- Sempre que houver a ocorrência de condições excepcionais
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Os
sistemas de apoio à decisão fornecem informações aos usuários
finais gerenciais em uma seção interativa em uma base ad hoc
(quando necessário). Os gerentes criam as informações que
necessitam para tipos mais desestruturados de decisões em um sistema
interativo de informação computadorizado que utiliza modelos de
decisão e bancos de dados especializados para auxiliar os processos
de tomada de decisão dos usuários finais gerenciais.
Sistemas de Apoio Executivo (SAE)
Os
sistemas de apoio executivo (SAE) fornecem acesso imediato e fácil à
alta e média administração a informações seletivas sobre fatores
que são críticos para a que os objetivos estratégicos de uma firma
sejam alcançados. Os SAE são fáceis de operar e entender.
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